Feira traz novidades que melhoram rotina de pessoas com deficiência


Estimativa é de que, apenas no estado do Rio, 10 milhões tenham mobilidade reduzida; Evento vai até domingo, na Marina da Glória

POR 
Um dos carros apresentados na feira tem abertura de porta traseira e acionamento da rampa por controle, o que permite ao cadeirante dirigir o veículo sentado na própria cadeira de rodas. O carro é o Pegasus Ecosport - Divulgação

ÚLTIMAS DE CIÊNCIA

RIO — Todo dia, mais de 500 pessoas no Brasil nascem com alguma deficiência ou passam a tê-la, segundo as Nações Unidas (ONU) e a Organização Mundial de Saúde (OMS). Com isso, somente no estado do Rio, mais de 4 milhões de pessoas vivem com deficiência, e, se idosos forem incluídos na conta, a mobilidade reduzida afeta cerca de 10 milhões de cidadãos fluminenses. Para atender essa população, a 1ª edição da feira Mobility & Show Rio, que começa nesta sexta-feira na Marina da Glória e vai até domingo, dia 9, traz atendimento gratuito — de médicos e fabricantes de produtos — e expõe novos equipamentos capazes de facilitar a rotina dessas pessoas.
Um dos destaques que será apresentado é um carro de passeio no qual o cadeirante pode dirigir sentado na própria cadeira de rodas. A autonomia é grande: o motorista entra pela traseira do veículo, por uma porta que ele controla remotamente. O veículo é Pegasus Ecosport, da Cavenaghi, o primeiro automóvel totalmente accessível a cadeuirantes desenvolvido no Brasil.
Participarão da feira montadoras e adaptadoras de carros, autoescolas, clínicas médicas, fabricantes de cadeira de rodas e outros produtos da área chamada de Tecnologia Assistiva Geral.
A vereadora Luciana Novaes, que ficou tetraplégica após ser baleada em uma universidade carioca, é a madrinha do evento. E a embaixadora é a paratleta e ex-participante do Big Brother Brasil 2017 Marinalva de Almeida, que disputou vela na Paralimpíada do Rio no ano passado.
SERVIÇO
Quando: Nesta sexta, dia 7, das 12h às 18h; e no sábado e no domingo, das 10h às 18h.
Onde: Marina da Glória — Avenida Infante Dom Henrique s/nº.
Entrada gratuita


Lei


Postagens mais visitadas