Inclusão de alunos com autismo na escola: dicas e exemplos para a prática


Grupo de cerca de 20 alunos do 4º ano correm juntos em quadra de esportes.
No Dia Mundial do Autismo, confira as dicas do DIVERSA sobre o tema.

O Dia Mundial da Conscientização do Autismo, comemorado em 2 de abril, foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) para dar visibilidade e quebrar os preconceitos que cercam as pessoas com transtorno do espectro autista (TEA). Para celebrar a data, o DIVERSA apresenta uma série de reflexões de especialistas em educação inclusiva sobre autismo na escola, as principais dúvidas de educadores e familiares sobre o assunto e o relato de professores que trabalharam com estudantes com TEA em sala de aula.

O que os especialistas dizem?

O efeito do diagnóstico de TEA sobre o olhar da escola
Para incluir crianças com autismo, trabalho pedagógico não pode ser norteado pelo diagnóstico, mas por perguntas que façam repensar o modelo de ensino.
Saúde e educação: atuando em rede para atender pessoas com deficiência
Saiba mais sobre importância do trabalho conjunto entre áreas da saúde e educação no atendimento a pessoas com deficiência.
Inteligências múltiplas: como potencializá-las em sala de aula
Especialista esclarece o que são inteligências múltiplas e aponta caminhos para educadores desenvolverem estratégias pedagógicas diversificadas.

Autismo na escola: a prática dos professores

Educação física e AEE se unem para incluir aluno com autismo em circuito motor
Professoras ajudam garoto com autismo de Curitiba a vencer barreira do isolamento ao criar circuito motor e corridas de revezamento para turma do 4º ano.
Ressignificar saberes para valorizar eficiências no processo de alfabetização
Educadoras contextualizam processo de alfabetização de acordo com gostos pessoais de aluno com TEA e obtêm avanços.
Com apoio do AEE, professoras flexibilizam atividades para estudante autista
Trabalho conjunto entre sala regular e atendimento educacional especializado (AEE) desenvolve estratégias pedagógicas para adolescente com TEA.
Construção coletiva de plano de trabalho de AEE na educação infantil
Equipe gestora e educadoras do atendimento educacional especializado (AEE) e da sala regular se unem para reformular plano de trabalho de criança com autismo.
Brincadeiras estimulam prática de atletismo e esportes coletivos
Professora aposta em brincadeiras para fugir do rigor da técnica e incentivar alunos a praticar atletismo e esportes coletivos de modo lúdico e autônomo.

Principais dúvidas: a Comunidade DIVERSA responde

Quer se informar ainda mais? Confira todas as dicas do DIVERSA sobre autismo na escola.
Aproveite também para esclarecer dúvidas, responder perguntas e trocar ideias sobre educação inclusiva com a Comunidade DIVERSA. Basta se cadastrar para começar a interagir!

Postagens mais visitadas